quinta-feira, 4 de novembro de 2010

HDR

High Dinamic Range.
Você sabe o que é isso?

Simplificando, é uma técnica fotográfica aonde você consegue aliar várias exposições diferentes em uma só fotografia, fazendo assim com que sombras e luzes fiquem com um contraste menor entre si e que cores apareçam bem mais vibrantes. É uma técnica usada para que a foto fique mais parecida com o que nossos olhos vêem.

As fotos que tiramos são com profundidade de cor 8-bit, arquivos com 16-bit tem uma fidelidade de cor muito maior, pois tem mais informação de cor em cada canal. Nas fotos HDR, fazemos com que uma foto com profundidade de cor 8-bit tenha características de uma de 16-bit.

Normalmente o HDR é utilizado em cenas com bastante contraste entre luz e sombra, cenas de paisagem por exemplo. Quando tiramos uma foto assim, ou damos ênfase ao céu, ou à terra, pois um deles ficará sub ou super exposto.

Com essa técnica tiramos uma fotografia com uma exposição boa, uma com uma superexposição e outra com uma subexposição e juntamos todas para podermos ver todos os planos e todas as cores, sem esse contraste entre eles.

Para juntar as fotografias é necessário um programa de computador como o Photomatix por exemplo. Quando for fazer uma foto HDR, lembre-se de usar o tripé, ou mexer o mínimo possível para ficar com uma boa qualidade na hora de juntar todas as exposições.

Complicado? um pouco ne?! mas bem interessante! veja os exemplos abaixo:


3 comentários: